VOLTAR IMPRIMIR Página Inicial

Notícias

Pigarro na garganta o que pode ser

Pigarro, sensação de bola na garganta e rouquidão

Problemas na gargantaPigarro, sensação de bola na garganta e rouquidão podem ter doença do refluxo como causa. A Doença do Refluxo, como o próprio nome já diz acontece quando reflui o suco gástrico, para o esôfago ou para a laringe, provocando a inflamação da mucosa desses órgãos.
Normalmente entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago, pois a mucosa que o reveste não está preparada para receber uma substância tão irritante. Quando existe alguma fraqueza nessa região o líquido ácido escapa do estômago, atinge o esôfago e pode alcançar outros órgãos dos aparelhos digestivo e respiratório. É comum algumas crianças terem refluxo até os dois anos.

Refluxo gastroesofâgico

Sintomas do Refluxo: Queimação e irritação na garganta, rouquidão, pigarro, sensação de bola na garganta, limpeza frequente da garganta, sensação de secreção espessa ou corpo estranho na garganta, dor de ouvido, tosse crônica e dificuldade para engolir.

Fatores de Risco: Obesidade, hérnia de hiato, gravidez, asma, diabetes e úlcera. 




TRATAMENTO: Sempre iniciar com as modificações no estilo de vida, caso seja necessário, seu médico poderá prescrever diversas medicações para controle dos sintomas, dependendo do caso, pode-se recomendar avaliação cirúrgica, é fundamental tomar a medicação prescrita por seu médico respeitando a dose e o tempo de tratamento.

Orientação para Refluxo: Para diminuir a pressão intra-abdominal perca peso e não use roupas e cintos apertados, não fique muito tempo em jejum, diminua a quantidade de alimentos em cada refeição e faça pequenos lanches (frutas, torradas) nos intervalos, evite alimentos que facilitam o refluxo como as frutas cítricas( laranja, limão, abacaxi), evite café, chá-preto, chá-mate, refrigerante, álcool, frituras, alimentos gordurosos, chocolate, cebola, alho, pimenta, pimentão, menta e evite tomar muito líquido durante as refeições.

Certas medicações como sedativos, tranquilizantes, bloqueadores do canal de cálcio (anti-hipertensivo), medicamentos prescritos para osteoporose e anti-inflamatórios podem piorar os sintomas – informe seu médico se os utiliza, é importante parar de fumar e esperar no mínimo 1,5 a 2h para se deitar após as refeições, eleve a cabeceira da cama de 10 a 15cm com um calço, pois apenas travesseiros altos não resolvem o problema.

Dra. Renata Lopes Mori
otorrinolaringologista

Post: Eliézer Amaro

Copyright © 2011 - Hospital Misericórdia de Altinópolis.

Rua Cel. Joaquim Alberto,421 - Centro - CEP 14350-000 - Altinópolis-SP

Tel/Fax: (16) 3665-0365

Por:

ABC3 Web Design